2 de nov. de 2012

O Concílio de Atos 15 e a Guarda do Sábado



Muitos teólogos e apologistas têm tentado justificar a falta de importância da guarda do Sábado usando o texto de Atos 15, que trata do Concílio de Jerusalém sobre as recomendações a serem dadas aos gentios (não-judeus) por parte da Igreja Central em Jerusalém. Muitos têm encontrado uma clara evidência de que o Sábado não precisa ser observado pelos gentios, com base no fato de que o Sábado não está entre as recomendações dadas aos cristãos gentios.
Com todo o respeito merecido a todos, isto é uma barbaridade que cometem contra a Bíblia em sua completude; vou justificar por que, mas antes vamos entrar no texto para entendermos.
O contexto de Atos 15 é a salvação pela graça (v 11). Os Apóstolos estão tentando resolver um problema que assolava a Igreja naquela época, a saber, a infiltração do Judaísmo dentro do Cristianismo. Os judeus cristãos estavam tentando impor aos gentios cristãos a sua maneira de viver, com seus costumes, com suas práticas da cultura judaica; e a que mais se destacou dentre elas foi a prática da circuncisão (v 1), que é uma prática desnecessária para o cristão (1 Co 7:19).      
Os Apóstolos chegaram à conclusão de que algumas recomendações deveriam ser dadas aos gentios, e que eles não deveriam ser importunados por causa de certas práticas judaicas. As recomendações foram que eles deveriam se abster de comer sangue, de comer a carne de animais sufocados, de comer as coisas sacrificadas aos ídolos e das imoralidades sexuais (v 20). E muitas pessoas têm encontrado nisto motivos para não se guardar o Sábado, simplesmente pelo fato de o Sábado não estar incluído nesta lista de recomendações. Mas sinceramente lhes pergunto: Onde está o Dízimo nesta lista? Onde está o mandamento para honrar pai e mãe? Vê onde quero chegar? O fato de o Sábado não estar nesta lista não quer dizer absolutamente nada.
O estudante sincero da Bíblia vai encontrar nisto clara evidência de que é uma besteira esta linha de raciocínio. O Sábado não é o contexto de Atos 15, não era o problema que estava sendo abordado; nem o honrar pai e mãe e nem o dízimo, por isto várias recomendações, válidas para nós cristãos, não são apresentadas no Concílio de Jerusalém. E uma pena é que teólogos, gente grande, creiam nesta bobagem.  
O Sábado é um dos Dez Mandamentos de Deus (Ex 20), e os Mandamentos de Deus devem ser obedecidos por todos (Ec 12:13) e não só por judeus. Quando o Sábado foi dado à humanidade na criação (Gn 2:1-3), nem havia judeus ou gentios, apenas Adão e Eva, nossos pais.
Abandone imediatamente esta teologia falha. Seja sincero com a Bíblia e consigo mesmo. Veja o que o Apóstolo Tiago disse neste mesmo contexto, no verso 21: ‘’ Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas. ’’. Veja que o Sábado já era um costume para os cristãos, e não um problema (ver tbm. At 13:42-44; 16:13; 17:1-3; 18:2-4). Esta é a teologia da Bíblia, não creia em teologias que não podem ser provadas na Bíblia. 



Clique Aqui e/ou Aqui e veja mais sobre este assunto.

1 de nov. de 2012

O Sábado: Costume de um Povo ou Mandamento Para o Mundo?



            Muitas vezes já ouvi dizer que a guarda do Sábado era um costume judaico e que não serve para todo o mundo. Todos os que afirmam isto se baseiam em uma interpretação errada de algumas passagens das Escrituras Sagradas. Vou ressaltar, neste estudo, alguns pontos interessantes sobre esta questão tão debatida, vamos lá:

1 – O Sábado não era um costume, no sentido simplesmente cultural. O Sábado era e é um dos 10 Mandamentos de Deus (Ex 20; Dt 5) e é considerado como tal até no Novo Testamento (Lc 23:56).

2 – O Sábado foi sim dado a Israel, pois Israel era o Povo de Deus naquela época. Deus iria dar o mandamento do Sábado para quem? Os filisteus? Os amorreus? Os egípcios? Claro que não, pois eram povos pagãos que apenas contaminavam a terra com sua presença.

3 – O Sábado, de acordo com Cristo, foi feito por causa do homem (Mc 2:27); na Criação (Gn 2:1-3; Ex 20:11). Nesta época não havia judeus, gregos, brasileiros, indígenas, americanos; só havia Adão e Eva, nossos pais. Então como o Sábado pode ter sido feito só para os judeus?

4 – Em Isaías 56:6 Deus chama os gentios (não-judeus) para serem servos do Altíssimo, para amarem o nome dele e para guardarem o santo Sábado. Veja, gentios e judeus juntos guardando o Sábado; como eu poderia crer que o Sábado era apenas para o judeu?

5 – O Sábio Salomão disse algo muito interessante em Eclesiastes 12:13, ele disse: ‘’ De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.’’. É dever de todo o homem guardar o Sábado de Deus.

6 – Tiago diz em Tiago 2:10-11 o seguinte: ‘’ Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. ‘’. Tiago claramente está falando dos 10 Mandamentos. Não se pode guardar nove e se esquecer de um.

             O Sábado é um sinal entre Deus e o seu Povo verdadeiro (Ez 20:20). Nós, que cremos em Cristo, somos o verdadeiro Israel de Deus (Gl 6:16), e Deus quer implantar a sua Lei, inclusive o Sábado na coração do seu Israel espiritual (Hb 8:10).