1 de nov. de 2012

O Sábado: Costume de um Povo ou Mandamento Para o Mundo?



            Muitas vezes já ouvi dizer que a guarda do Sábado era um costume judaico e que não serve para todo o mundo. Todos os que afirmam isto se baseiam em uma interpretação errada de algumas passagens das Escrituras Sagradas. Vou ressaltar, neste estudo, alguns pontos interessantes sobre esta questão tão debatida, vamos lá:

1 – O Sábado não era um costume, no sentido simplesmente cultural. O Sábado era e é um dos 10 Mandamentos de Deus (Ex 20; Dt 5) e é considerado como tal até no Novo Testamento (Lc 23:56).

2 – O Sábado foi sim dado a Israel, pois Israel era o Povo de Deus naquela época. Deus iria dar o mandamento do Sábado para quem? Os filisteus? Os amorreus? Os egípcios? Claro que não, pois eram povos pagãos que apenas contaminavam a terra com sua presença.

3 – O Sábado, de acordo com Cristo, foi feito por causa do homem (Mc 2:27); na Criação (Gn 2:1-3; Ex 20:11). Nesta época não havia judeus, gregos, brasileiros, indígenas, americanos; só havia Adão e Eva, nossos pais. Então como o Sábado pode ter sido feito só para os judeus?

4 – Em Isaías 56:6 Deus chama os gentios (não-judeus) para serem servos do Altíssimo, para amarem o nome dele e para guardarem o santo Sábado. Veja, gentios e judeus juntos guardando o Sábado; como eu poderia crer que o Sábado era apenas para o judeu?

5 – O Sábio Salomão disse algo muito interessante em Eclesiastes 12:13, ele disse: ‘’ De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.’’. É dever de todo o homem guardar o Sábado de Deus.

6 – Tiago diz em Tiago 2:10-11 o seguinte: ‘’ Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. ‘’. Tiago claramente está falando dos 10 Mandamentos. Não se pode guardar nove e se esquecer de um.

             O Sábado é um sinal entre Deus e o seu Povo verdadeiro (Ez 20:20). Nós, que cremos em Cristo, somos o verdadeiro Israel de Deus (Gl 6:16), e Deus quer implantar a sua Lei, inclusive o Sábado na coração do seu Israel espiritual (Hb 8:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário