15 de dez. de 2013

''Lago de Fogo Eterno?'' - Parte 2


Essa doutrina não é bíblica e digo que é diabólica; a ideia de um Deus de amor que faz seres humanos queimando eternamente é absurda e sem tamanho. Vamos ver aqui sete provas disto.






1> A doutrina do tormento eterno depende da doutrina da imortalidade inerente à alma; tanto uma como outra não são bíblicas. Essa é uma crença que os gregos herdaram dos egípcios (de acordo Heródoto, filósofo grego do 5° século a.C.) e foi propagada por Sócrates, e posteriormente por seu discípulo Platão, que pregava que a morte é a separação do corpo e a alma e que a alma sobrevive a morte do corpo. Esta ideia entrou no judaísmo através dos judeus helênicos e posteriormente na Igreja, principalmente por intermédio de Agostinho e Tertuliano. Biblicamente, isto é mentira, pois a Bíblia afirma que a alma (hb. nefesh) é o próprio ser vivo (Gn 2:7), ou a vida que o ser vivo possui (Sl 74:19), e também pode significar a sede dos sentimentos (Sl 42:1). A alma pode morrer (Ez 18:20), e quando ela morre, vai para a sepultura (Sl 16:10) e no dia do Juízo, a alma (ser humano) que se manteve ímpia, vai perecer a segunda morte no lago de fogo (Mt 10:28).


2> O espírito (hb. ruah), nada mais é do que o fôlego de vida que todo o ser vivo possui. Vemos na Bíblia que os animais possuem o mesmo ''espírito'' que o ser humano possui (Gn 7:15; Ec 3:19); se acreditarmos que o espírito que a bíblia menciona, em relação as criaturas de Deus, é uma entidade viva e consciente que vive após a morte do corpo, devemos, por obrigação, crer que os animais também o possuem. Na cultura bíblica, o espírito é a capacidade vital de cada ser vivo, nas culturas pagãs, é uma entidade que vive após a morte do corpo. Com qual cultura você vai ficar?


3> Para que o ser humano queime eternamente no fogo, é necessário que o ser humano seja eterno. Isto é lógico, certo? Mas a Bíblia afirma, taxativamente, que só Deus possui a imortalidade inerente (1 Tm 6:16), veja, sem preconceitos, o texto comigo: ''aquele que tem, ele só, a imortalidade e habita em luz inacessível..'' É claríssimo, só Deus possui e imortalidade inerente. Ele e aquele a quem Ele queira conceder na Volta de Jesus (1 Co 15:54).


 4> Os ímpios não vão herdar a imortalidade (ou seja, não podem queimar eternamente sem morrer), pois a imortalidade só é doada aos santos, na Volta de Jesus (1 Co 15:53-54). João 3:16 é muito claro: ''Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho único, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.'' Veja que o contraste entre morte e vida eterna é claro; quem não receber a vida eterna, vai morrer, pois o salário do pecado é a morte (Rm 6:23), e quando diz morte, é morte mesmo, pois para a Bíblia, morte nada mais é do que o término da vida (Gn 35:18).


5> A Bíblia prega, sem sombra de dúvidas, o aniquilacionismo, que é a destruição total de todos os ímpios e não o seu tormento literalmente eterno; veja em textos como Salmos 37:10 e 20: ''Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá mais, atentarás para o seu lugar, e ali não estará. [...]os ímpios serão aniquilados, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos carneiros; desaparecerão, em fumaça se desfarão.''(ACR). Ou também em textos como Malaquias 4:1 e 3: ''Pois eis que o dia vem ardendo como fornalha, eis que os soberbos, e todos os ímpios serão como a palha, e o dia que vem os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de tal forma que não lhes restará nem raiz nem ramo. [...] pisareis os ímpios, pois se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que eu estou preparando.'' Ou Isaías 66:16 e 20: ''Por que com fogo e com espada entrará o Senhor em juízo com toda carne, e serão muitos os mortos pelo Senhor. [...] sairão e verão os cadáveres dos que transgrediram contra mim, por que o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará, e serão um horror para toda a carne.'' Note que por mais que a linguagem metafórica do fogo que não se apaga e do verme que nunca morre seja usada aqui em Isaías, o texto deixa claro que a questão aqui é sobre mortos e cadáveres (corpos mortos) e não sobre almas queimando eternamente numa chama literalmente infindável. Até por que se o corpo está sendo comido pelos vermes, pressupõe-se que o corpo esteja morto.


6> Passagens que mencionam o ''fogo eterno'', ''tormento eterno'', ''fumaça sobe pelos séculos dos séculos'' possuem punho completamente simbólico e metafórico, veja em Isaías 34:10, que é uma profecia contra a cidade de Edom, ''nem de dia, nem de noite se apagará[o seu fogo], para sempre a sua fumaça subirá, de geração em geração será assolada, pelos séculos dos séculos ninguém passará por ela. '' Veja que, para tratar da destruição da cidade de Edom que era inimiga de Israel, Deus usa a mesma linguagem metafórica usada em Apocalipse 14:11; 19:3; ora, se acreditarmos que Apocalipse, nestas passagens, está sendo literal, temos que acreditar que Edom está queimando, até hoje, naquela mesma região. Veja também Judas 1:7: ''Assim como Sodoma e Gomorra [...] foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.'' Mais uma vez a linguagem metafórica para tratar de uma situação real. Sodoma e Gomorra foram destruídas pelo fogo (Gn 19), mas não estão queimando até hoje naquela região, e muito menos no inferno (Lc 10:12). Esta linguagem, naquela época, era usada para representar o fogo punitivo de Deus, que nunca se apagava no sentido de que ele queimaria tudo e todos até a morte, ou seja, até a destruição total (Jr 17:27; Ez 20:47); assim será no lago de fogo.


7 > O lago de fogo mencionado em Apocalipse é chamado de ''a segunda morte'' (20:14; 21:8). No próprio livro, Jesus promete aos que perseverarem até o fim que não passarão pela segunda morte (Ap 2:11), porém, aqueles que não perseverarem passarão pela segunda morte. Por que ''segunda morte''? É óbvio que é em relação a primeira, ou seja, aquela morte que todos os seres humanos experimentam, bons ou maus. É segunda, por que após a ressurreição dos justos (para nunca mais morrerem), haverá a ressurreição dos impios para serem castigados (Dn 12:2; Ap 20:5); por consequência da punição de Deus, eles serão consumidos ou devorados (Ap 20:9), morrendo então a segunda morte (Is 66:16); ou seja, é segunda por que os ímpios vão morrer a morte que todos morrem, serão ressuscitados e depois vão morrer na punição de Deus, por isto é ''segunda morte''. É difícil de compreender isto?


Conclusão: Está é uma crença sem fundamentos bíblicos, porém com grande apoio pagão, o que, nós cristãos, devemos rejeitar. Para refletir, fique com o texto de Salmos 37:10-20.

 ''Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá mais, atentarás para o seu lugar, e ali não estará. [...]os ímpios serão aniquilados, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos carneiros; desaparecerãoem fumaça se desfarão.''

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Veja mais sobre este assunto Aqui e Aqui.




Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.
Malaquias 4:1
Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.
Malaquias 4:1
Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.
Malaquias 4:1
Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.
Malaquias 4:1
Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.
Malaquias 4:1

2 comentários:

  1. Andrei, muito bom e elucidativo esse texto. Que Deus o abençoe cada vez mais. Um grande abraço do Well

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