10 PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE
ESTE TEMA.
1 – A pessoa quando morre vai direto para o
céu ou para o inferno?
Não, a Bíblia não apóia esta ideia. De acordo com a Bíblia, a pessoa quando morre, entra em estado de
descanso e sono (Jó 3:11-18); não louva a Deus, (Salmos 115:17), não se lembra
de Jesus (Salmos 6:5), pois não tem consciência alguma (Eclesiastes 9:5). A
Bíblia também é clara ao afirmar que o julgamento que precederá a punição ou a
salvação, será no futuro (Lucas 10:12; Atos 17:31). Então, não aceite esta
doutrina pois ela não é baseada na Bíblia.
2 – A Bíblia apóia a reencarnação da alma?
Não, a Bíblia não apóia a
doutrina da reencarnação da alma por, pelo menos, quatro motivos:
1 > A alma não é uma
entidade extra corpórea, consciente e independente; ela é o próprio ser humano
de acordo com Gênesis 2:7 e Ezequiel 18:4.
2 > A Bíblia fala em
Hebreus 9:27 que ‘’aos homens está
ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, ‘’. Não há
chances para a reencarnação, pois, segundo a Bíblia, o juízo é decretado após a morte, por que quando morremos não podemos mais nos arrepender ou aceitar a Jesus, então
já estaremos julgados (João 3:18); quem foi salvo, foi, quem não foi, não foi (embora a punição seja no futuro).
3 > O Sábio Salomão usa um
princípio interessantíssimo em Eclesiastes 3:22, ele diz:
‘’ Assim que tenho visto que não há coisa melhor do
que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o
que será depois dele?‘’. É
claro que Salomão não está falando de reencarnação, o contexto não é este; mas
o princípio usado por ele, destrona, sem dúvidas, a doutrina da reencarnação. O
homem não volta para ver o que será depois da morte dele.
4 > A solução que Deus deu
para a morte não foi a reencarnação, e sim a ressurreição de acordo com 1
Tessalonicenses 4:16 e 1 Coríntios 15:52.
3 – Se não há de fato uma alma consciente
que sai do ser humano após a sua morte, como explicar Gênesis 35:18 e 1 Reis
17:21?
A palavra ‘’alma’’ foi
traduzida do hebraico ‘’nefesh’’, que também pode ser traduzida por ‘’vida’’.
Quando o autor judeu escreve a palavra ‘’nefesh’’ ele nunca tem em mente a
divisão entre alma e corpo, e nem uma alma que sobrevive após a morte do corpo,
pois o judeu compartilha da visão holística do ser humano. Estas duas passagens
estão se referindo à alma no sentido de ‘’vida’’. A NVI (Nova Versão
Internacional) muito bem traduziu estes textos, trocando a palavra ‘’alma’’
(indevidamente colocada), pela palavra ‘’vida’’. Deste modo, ‘’a vida saiu’’ da mãe de Benjamim, e Elias
rogou para que ‘’a vida do menino
tornasse a entrar nele. ’’.
4 – Se o cristão morre e vai dormir no pó, como
Paulo afirmou que preferia morrer e estar com Cristo em Filipenses 1:23?
Precisamos entender o que
Paulo está dizendo dentro da própria teologia dele. Neste texto, ele realmente
estava se referindo a morte quando disse ‘’partir’’, quanto ao ‘’estar com
Cristo’’ não era imediatamente após a morte de Paulo. Paulo mesmo afirma o
seguinte em 2 Timóteo 4:8: ‘’ Desde
agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me
dará naquele dia; e não somente a
mim, mas também a todos os que amarem a
sua vinda,’’. Paulo deixa claro dentro de sua própria teologia que o
‘’estar com Cristo’’ é apenas na vinda do Mesmo (1 Te 4:13-16). Ele fala sim de
sua morte no texto, porém, o estar com Cristo é apenas na sua vinda.
5 – O que Paulo quis dizer quando disse ‘’entregue
este homem a Satanás para que o espírito seja salvo no dia do Senhor. ’’ (1
Coríntios 5:5)
Precisamos entender esta
passagem à luz do seu contexto. Leiamos os versos 1 e 2: ‘’ ‘’Por toda
parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem
entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai. E vocês
estão orgulhosos! Não deviam, porém, estar cheios de tristeza e expulsar da comunhão aquele que fez
isso?’’ Dentro
deste contexto então Paulo dá a ordem de entregar a Satanás o homem. Paulo,
amigo leitor, está se referindo a exclusão do individuo da comunhão da Igreja,
pois ele estava tendo relações com a própria madrasta e não queria se
arrepender. Paulo então está dizendo para excluírem este indivíduo, o que por
conseqüência seria entregar a Satanás (ao mundo). A destruição da carne é a
pena que o indivíduo pagaria por se afastar de Deus; ele estaria exposto aos
perigos e artimanhas do mundo, inclusive exposto à morte. Quando Paulo diz
‘’para que o espírito seja salvo no dia do Senhor’’, ele não está se referindo
a uma entidade consciente que vive após a morte do corpo; Paulo está falando do
próprio indivíduo. Algumas vezes, na Bíblia, a palavra ‘’espírito’’ significa a
própria pessoa (Hebreus 12:22-23). Ou seja, Paulo está falando que o indivíduo
seria massacrado no mundo por se afastar de Deus e com isto, perceberia que
estar com Deus é bem melhor, se arrependeria e voltaria para Deus, e seu
espírito (ele mesmo) seria salvo no dia do Juízo.
6 – O que Jesus quis dizer quando disse
para não temermos os que matam o corpo mais não podem matar a alma? A alma é ou
não separada do corpo?
Vamos ler o texto para
entendermos melhor: ‘’E não temais os que
matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer
perecer no inferno a alma e o corpo. ‘’ (Mateus 10:28). Este texto
contradiz a doutrina da imortalidade da alma, pois o texto afirma que a alma
pode morrer. Jesus, para se referir a ‘’alma’’, usa a palavra grega ‘’psuquê’’,
que também é várias vezes traduzida por ‘’vida’’ (Mateus 10:39). Aqui Jesus
está dizendo o seguinte: ‘’não tenham medo daqueles que podem matar o seu
corpo, porém não podem tirar sua vida eterna; tenham medo de Deus, pois Ele
pode tanto matar seu corpo, como tirar sua vida eterna no lago de fogo. ’’. O
texto deixa claro que Jesus não está lidando com a separação entre corpo e
alma, e sim de corpo mortal e vida eternal. Lembre-se, Jesus tinha a visão
judaica do ser humano, o holismo, ou seja, o ser humano integral, sem divisões.
7 – Se os mortos estão dormindo, como o rei
de Babilônia estava consciente no Sheol em Isaías 14:15-17?
Vamos ler o texto para
entendermos: ‘’ E, contudo levado serás a
sepultura (Sheol), ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão,
considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que
fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas
cidades? Que não abria a casa de seus cativos?’’ A Bíblia aqui não
está defendendo a ideia de consciência após a morte. Na verdade, caro leitor,
aqui, Deus está usando o método de personificação; quando se dá vida ou
consciência a algo morto ou inanimado. A chave está no verso 8 que diz: ‘’ Até os
pinheiros se alegram sobre ti, e os
cedros do Líbano, dizendo: Desde que tu caíste ninguém sobe contra nós para
nos cortar. ‘’. Ora, árvore não fala! Certo? Porém, neste texto elas
estão falando. Será mesmo que o texto é para ser entendido de maneira literal? Claro que não! Do mesmo jeito que árvore não fala, os mortos também não falam
(Eclesiastes 9:5). Aqui Deus usa uma linguagem não literal para passar uma
lição moral.
8 – Paulo não deixa claro que a alma deixa
este corpo e vai morar com Deus em 2 Coríntios 5:8?
Realmente quando lemos este
texto fora do contexto, vamos achar que Paulo está pregando o que ele não está
pregando. Quando lemos a partir do verso 1 já começamos a entender melhor o que
Paulo quer dizer; vamos ver...
1 ‘’Porque sabemos que, se a nossa
casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício,
uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.’’
4 ‘’ Porque também nós, os que estamos neste
tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos,
para que o mortal seja absorvido pela vida.’’
Só ao ler estes versículos,
já percebemos que Paulo está falando do nosso corpo que é mortal; e ele
se alegra por que ainda que este corpo se desfaça, Deus vai nos dar um novo
corpo, eterno, para morarmos nos céus (Fl 3:21). Agora podemos ler também o
verso 6...
6 ‘’Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que,
enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor’’
Então quando lemos o verso 8 já podemos entender o que Paulo quer dizer; ele está falando de corpos glorificados e não de almas desencarnadas. Quando ele diz ‘’deixar este corpo e habitar com o Senhor’’, ele está se referindo a transformação do corpo, deixar o corpo significa ser transformado em imortal para ai sim habitar com o senhor. O contexto fala, não de almas desencarnadas, e sim de corpos glorificados. Este é a teologia de Paulo (1 Tessalonicenses 4:13-17).
Então quando lemos o verso 8 já podemos entender o que Paulo quer dizer; ele está falando de corpos glorificados e não de almas desencarnadas. Quando ele diz ‘’deixar este corpo e habitar com o Senhor’’, ele está se referindo a transformação do corpo, deixar o corpo significa ser transformado em imortal para ai sim habitar com o senhor. O contexto fala, não de almas desencarnadas, e sim de corpos glorificados. Este é a teologia de Paulo (1 Tessalonicenses 4:13-17).
9 – Jesus não prometeu levar a alma do
ladrão da cruz naquele mesmo dia para o Paraíso?
Não, por dois motivos:
1 > Na verdade, o texto
foi mal traduzido da língua original (grego); vamos dar uma olhada no texto de
Lucas 23:43: ‘’ E disse-lhe Jesus: Em
verdade te digo que hoje estarás
comigo no Paraíso.’’. Este é o texto traduzido. O texto original é assim:
‘’Em verdade te digo hoje estarás comigo
no Paraíso. ’’ O ‘’que’’ não
existe no original; foi adicionado para dar sentido, mas na verdade só causou
confusão. Outro ponto interessante é que na língua bíblica do Novo Testamento,
não há separações por pontos ou vírgulas, diferentemente das traduções em português. Para
que o texto fosse bem traduzido, o texto deveria estar assim: ‘’Em verdade te digo hoje, estarás comigo no Paraíso.
’’. Muda-se drasticamente o sentido do texto e mostra a verdadeira promessa
de Jesus ao ladrão.
2 > Jesus não foi para o
céu naquele dia, três dias após a sua morte, veja o que Ele mesmo disse para
Maria:
‘’ Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai,
mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai,
meu Deus e vosso Deus. ‘’ (João
20:17)
Jesus deixa claríssimo que
ainda não tinha ido par ao céu. Como Ele teria levado o ladrão convertido para
o céu naquele mesmo dia (sexta) e estado com ele no Paraíso, se Jesus não foi
ao Paraíso naquele dia? Fica claro então que foi uma má tradução do texto
original e uma falta de respeito para com a hermenêutica bíblica.
10 – Se a alma não
desencarna e vai para o céu ou o inferno, como explicar a parábola do rico e do
Lázaro em Lucas 16?
Muitos pontos desta parábola
nos provam que ela é simbólica, ou seja, não é literal. Jesus usou uma
linguagem metafórica para passar uma lição moral, a saber, a compaixão para com
aqueles que nada têm, os pobres e desamparados. Jesus estava passando uma lição
de amor, de ajuda, de benignidade; mas infelizmente, nos dias de hoje, isto não
tem acontecido. Mas vamos analisar algumas coisas interessantes:
1 > Jesus, bem como todos
os judeus, tinham uma concepção holística do ser humano: o ser humano integral,
com corpo, fôlego e mente. Não havendo espaço para a divisão de nenhum destes
três aspectos do ser integral. Sendo assim, a alma não pode se separar do corpo
para habitar em qualquer lugar que não seja a sepultura, após a morte (Salmos
16:10).
2
> No versículo 22 é dito que: ‘’ o
mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; ‘’.
Na Bíblia, vemos que na cultura hebraica era comum o uso de certas
expressões para falar sobre a sepultura,
por exemplo, Gênesis 15:15 diz sobre Abraão: ‘’ E tu irás a teus pais em paz;
em boa velhice serás sepultado.’’.
Deus aqui, falando sobre a morte, está deixando claro que ’’ir aos pais’’ é o mesmo que ser sepultado. Deus ainda diz sobre
Moisés em Deuteronômio 31:16: ‘’ E disse o SENHOR a Moisés: Eis que dormirás com teus pais; e este povo se
levantará, e prostituir-se-á indo após os deuses estranhos na terra...’’.
Aqui, Deus, claramente está falando da sepultura. Da mesma forma é a expressão
‘’seio de Abraão’’ para o judeu; nada mais é do que a própria sepultura. Jesus
pega uma linguagem costumeira da época e aplica na sua parábola metafórica para
passar uma lição moral.
3
> Por que justamente Abraão acolhe o mendigo (v 22)? Por que não Moisés, ou
Eliseu? O ponto 2 já explica esta questão (acima). A Bíblia é clara quando diz
que ‘’os vivos sabem que hão de morrer,
mas os mortos não sabem coisa nenhuma,
[... ] a sua memória fica entregue ao
esquecimento.’’ (Eclesiastes 9:5). Não tenho como, ao ler um texto
como este, acreditar que a alma do morto vai para o céu ou para o fogo
diretamente após a morte. A Bíblia diz em Isaías 63:16: ‘’ porque sois nosso pai.
Abraão, de fato, não nos reconhece, e
Israel não nos conhece; sois vós, Senhor, o nosso pai, nosso Redentor desde
os tempos passados. ‘’ (NVI). Se Abraão dorme no pó da terra e sua
memória jaz no esquecimento, como posso crer que Jesus estava falando uma
parábola literal? Não posso! Mais uma vez, a Bíblia usa o método de
personificação, assim como fez em Isaías 14:15-17 e Gênesis 4:10, para dar
animação ou consciência a algo morto.
4
> Do verso 23 ao verso 31 vemos uma conversa entre o salvo e o perdido. Que
Deus é este que salva o ser deste mundo tenebroso e depois permite que os
perdidos e blasfemos conversem com quem está no Paraíso? Isto não fere todos os
princípios bíblicos? Isto não é salvação, é? Poder ouvir, de dia e de noite, as
almas gritando e blasfemando no inferno, isso é mesmo salvação? Acho que não.
Não podemos colocar na Bíblia algo que ela não quer que seja colocado.
5
> No verso 23, a
palavra ‘’inferno’’ está traduzindo a palavra grega hádes. Na Bíblia, o hádes
é o mesmo que sepultura, nada mais e nada menos do que isso. Se os mortos não
têm consciência na sepultura (Ec 9:10), como o rico estava sofrendo? Boa
pergunta. não é? Veja como vai ficando mais claro que é tudo simbólico. Outra
coisa muitíssimo interessante. Ao analisarmos Atos 2:27-30, vemos que Jesus
também foi para o hádes. Quer ver?
Vamos lá:
‘’Pois não deixarás a minha alma no
inferno (hádes), Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;’’
Aqui Pedro usa uma profecia
que falava da ressurreição de Jesus da sepultura. O grego usado também é hádes, o mesmo hádes no qual o rico ímpio estava sofrendo. Se entendermos que
Cristo estava sendo literal, e que no hádes
há chamas e sofrimento; então devemos crer que Cristo também enfrentou as
chamas e o sofrimento na sepultura (hádes)
por três dias e três noites (Mateus 12:40). É claro que não é assim; Cristo
estava usando uma linguagem simbólica para passar uma lição verdadeira e moral.
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