1> ‘’Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que
consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem,
fazendo a paz, ’’ (Efésios 2:15)
Muitos desinformados e
descontextualizados usam esta passagem para contradizer a doutrina da guarda
dos Mandamentos de Deus e, por consequência, a guarda do Sábado (embora ninguém
seja contra aos outros nove mandamentos). O ponto interessante é que se Paulo
está abolindo os Mandamentos de Deus, ele mesmo entrará em contradição com ele
mesmo nesta mesma carta aos efésios; pois em Efésios 6:2 ele diz: ‘’ Honra a teu pai e
a tua mãe, que é o primeiro mandamento
com promessa; ’’. Como em uma passagem ele pode estar abolindo os
mandamentos e na outra ensinando a guardá-los? Isto é ilógico! Paulo, na
verdade, querido leitor, está sendo contra a um sistema cerimonial existente na
Lei. A palavra chave é ‘’ordenanças’’,
fazendo referência às praticas de sacrifícios de cordeirinhos que apontavam
para a morte de Cristo na cruz; por este motivo Paulo usa a expressão ‘’desfez na sua carne’’ , fazendo alusão
ao sacrifício de Jesus que transferiu para si mesmo todos os sacrifícios antes
feito. Então Paulo não está sendo contra a guarda dos Mandamentos de Deus e
muito menos do Sábado, o contexto se refere ao punho cerimonial encontrado na
Lei; punho este que Cristo desfez na sua
carne, isto é, no corpo da sua morte.
2> ‘’Portanto, ninguém vos julgue pelo comer,
ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas
futuras, mas o corpo é de Cristo. ‘’ (Colossenses
2:16-17)
Veja a resposta AQUI.
3> ‘’ Por isso nenhuma carne será justificada
diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.’’
(Romanos 3:20)
Paulo aqui, está sendo contra a um sistema legalista, que faz da Lei um
meio de salvação/justificação. Ele não está sendo contra a Lei, e sim contra a
maneira errada de se encarar a Lei de Deus, pois no verso 31 ele mesmo diz em
forma de questionamento: ‘’ Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira
nenhuma, antes confirmamos a lei.
’’. A Lei deve ser um espelho que nos mostra o que está de
errado na nossa aparência, porém o espelho não pode melhorar nossa aparência,
nós é que temos que fazer isto. Da mesma sorte, a Lei não nos pode justificar e
nem salvar, mas ela nos mostra em que precisamos mudar para cada dia
alcançarmos o caráter de Deus.
4> ‘ Todos aqueles, pois, que são das obras da
lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não
permanecer em todas as coisas que estão
escritas no livro da lei, para fazê-las.’’ (Gálatas 3:10)
Na carta aos Gálatas, Paulo
se propõe a lutar contra o legalismo e não contra a lei; ele luta contra a
forma errada de se guardar a lei, colocada como meio de salvação, o que é
antiteológico. Aqueles que se apegam a lei para se salvarem estão debaixo da
maldição, pois é impossível cumprir a lei com perfeição. Porém, a Lei não deve
ser esquecida pelo cristão, pois o próprio Deus disse que na Nova Aliança, Ele
mesmo iria gravar a lei nos nossos corações (Hb 8:10).
5> ‘’Porque, mudando-se o sacerdócio,
necessariamente se faz também mudança da lei. ‘’(Hebreus 7:12)
Aqui,
o autor da carta aos Hebreus, não está se tratando dos 10 Mandamentos. O texto
precisa do seu contexto. O contexto está nos versos 11 e 13, veja:
v
11 ‘’ De sorte que, se a perfeição fosse
pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que
necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo
a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de
Arão? ‘’
v 13 ‘’ Porque aquele de
quem estas coisas se dizem pertence a
outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,’’
A
Bíblia aqui apenas está dizendo que pelo fato de Cristo ser nosso Sacerdote e
não ter vindo da tribo de Levi (que por
lei deveriam ser os sacerdotes), a lei (que regia o sacerdócio levítico)
necessariamente deveria mudar para se adequar ao Novo Sacerdócio perfeito e
real de Cristo, que é de Judá e não de Levi. A lei aqui mencionada é
simplesmente aquela que regia o sacerdócio levítico (Nm 18:20-21) e nada mais.
Leia sempre o contexto do texto.
6> ‘’Porque o fim da lei é Cristo para justiça
de todo aquele que crê.’’
(Romanos 10:4)
Este
texto infelizmente acabou sendo traduzido de maneira inadequada. A palavra
grega para ‘’fim’’ é telós, que
também pode significar ‘’intuito’’, ‘’finalidade’’, objetivo’’, etc. Vamos
comparar com outros textos onde a palavra telós
é utilizada:
1
Pe 1:9: ‘’ Alcançando o fim (telós) da vossa fé, a
salvação das vossas almas.’’
Será
que Pedro está dizendo que a fé tem que acabar para que possamos ser salvos? É
claro que não. Pedro está dizendo que o intuito da fé é a salvação; o objetivo
de se crer é a salvação. Vamos ver outro texto:
1
Tm 1:5: ‘’ Ora, o fim (telós) desta instrução é o amor de um coração
puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. ‘’.
Da
mesma maneira, Paulo está dizendo que o objetivo da mencionada instrução era o
amor.
Paulo
não está dizendo que a lei acaba em Cristo, mas sim que o objetivo da lei é nos
levar até o caráter de Cristo. O intuito da lei é nos apresentar o caráter de
Cristo, mas de maneira nenhuma, pode nos justificar diante dele; somente a fé
pode.
7> ‘’Um faz distinção entre dia e dia; outro,
porém, considera iguais todos os dias. Cada um proceda segundo sua convicção.’’ (Romanos 14:5)
Clique
AQUI e veja a resposta para esta questão.
8>
‘’ O ministério que trouxe a
morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória
que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do
resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente. ‘’(2 Coríntios 3:7)
Clique
AQUI e veja a resposta para esta questão.

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