26 de out. de 2012

Oito Textos Descontextualizados X A Bíblia Toda.



    

1>   ‘’Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, ’’ (Efésios 2:15)

Muitos desinformados e descontextualizados usam esta passagem para contradizer a doutrina da guarda dos Mandamentos de Deus e, por consequência, a guarda do Sábado (embora ninguém seja contra aos outros nove mandamentos). O ponto interessante é que se Paulo está abolindo os Mandamentos de Deus, ele mesmo entrará em contradição com ele mesmo nesta mesma carta aos efésios; pois em Efésios 6:2 ele diz: ‘’ Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; ’’. Como em uma passagem ele pode estar abolindo os mandamentos e na outra ensinando a guardá-los? Isto é ilógico! Paulo, na verdade, querido leitor, está sendo contra a um sistema cerimonial existente na Lei. A palavra chave é ‘’ordenanças’’, fazendo referência às praticas de sacrifícios de cordeirinhos que apontavam para a morte de Cristo na cruz; por este motivo Paulo usa a expressão ‘’desfez na sua carne’’ , fazendo alusão ao sacrifício de Jesus que transferiu para si mesmo todos os sacrifícios antes feito. Então Paulo não está sendo contra a guarda dos Mandamentos de Deus e muito menos do Sábado, o contexto se refere ao punho cerimonial encontrado na Lei; punho este que Cristo desfez na sua carne, isto é, no corpo da sua morte.



2>   ‘’Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. ‘’ (Colossenses 2:16-17)

Veja a resposta AQUI.



3>   ‘’ Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.’’ (Romanos 3:20)


Paulo aqui, está sendo contra a um sistema legalista, que faz da Lei um meio de salvação/justificação. Ele não está sendo contra a Lei, e sim contra a maneira errada de se encarar a Lei de Deus, pois no verso 31 ele mesmo diz em forma de questionamento: ‘’ Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes confirmamos a lei. ’’. A Lei deve ser um espelho que nos mostra o que está de errado na nossa aparência, porém o espelho não pode melhorar nossa aparência, nós é que temos que fazer isto. Da mesma sorte, a Lei não nos pode justificar e nem salvar, mas ela nos mostra em que precisamos mudar para cada dia alcançarmos o caráter de Deus.


4>   ‘ Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer   em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.’’  (Gálatas 3:10)

Na carta aos Gálatas, Paulo se propõe a lutar contra o legalismo e não contra a lei; ele luta contra a forma errada de se guardar a lei, colocada como meio de salvação, o que é antiteológico. Aqueles que se apegam a lei para se salvarem estão debaixo da maldição, pois é impossível cumprir a lei com perfeição. Porém, a Lei não deve ser esquecida pelo cristão, pois o próprio Deus disse que na Nova Aliança, Ele mesmo iria gravar a lei nos nossos corações (Hb 8:10).


5>   ‘’Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. ‘’(Hebreus 7:12)

Aqui, o autor da carta aos Hebreus, não está se tratando dos 10 Mandamentos. O texto precisa do seu contexto. O contexto está nos versos 11 e 13, veja:

v 11 ‘’ De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? ‘’

v 13 ‘’ Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,’’

A Bíblia aqui apenas está dizendo que pelo fato de Cristo ser nosso Sacerdote e não ter vindo da tribo de Levi (que por lei deveriam ser os sacerdotes), a lei (que regia o sacerdócio levítico) necessariamente deveria mudar para se adequar ao Novo Sacerdócio perfeito e real de Cristo, que é de Judá e não de Levi. A lei aqui mencionada é simplesmente aquela que regia o sacerdócio levítico (Nm 18:20-21) e nada mais. Leia sempre o contexto do texto.



6>  ‘’Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.’’
(Romanos 10:4)


Este texto infelizmente acabou sendo traduzido de maneira inadequada. A palavra grega para ‘’fim’’ é telós, que também pode significar ‘’intuito’’, ‘’finalidade’’, objetivo’’, etc. Vamos comparar com outros textos onde a palavra telós é utilizada:

1 Pe 1:9: ‘’ Alcançando o fim (telós) da vossa fé, a salvação das vossas almas.’’
Será que Pedro está dizendo que a fé tem que acabar para que possamos ser salvos? É claro que não. Pedro está dizendo que o intuito da fé é a salvação; o objetivo de se crer é a salvação. Vamos ver outro texto:

1 Tm 1:5: ‘’ Ora, o fim (telós) desta instrução é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. ‘’.

Da mesma maneira, Paulo está dizendo que o objetivo da mencionada instrução era o amor.

Paulo não está dizendo que a lei acaba em Cristo, mas sim que o objetivo da lei é nos levar até o caráter de Cristo. O intuito da lei é nos apresentar o caráter de Cristo, mas de maneira nenhuma, pode nos justificar diante dele; somente a fé pode.



7>   ‘’Um faz distinção entre dia e dia; outro, porém, considera iguais todos os dias. Cada um proceda segundo sua convicção.’’ (Romanos 14:5)

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8>   ‘’ O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente. ‘’(2 Coríntios 3:7)

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