19 de out. de 2012

Jesus e o Velho Testamento


Jesus e o Velho Testamento


Você acredita mesmo no Novo Testamento? Pois bem, o Novo Testamento cita mais de 300 vezes passagens do Velho Testamento. Antes preciso ressaltar que para Deus não existe esta diferença entre Velho e Novo Testamento, foi uma separação feita pelo homem para podermos entender quais livros foram escritos antes, e quais foram escritos depois de Jesus, para Deus tudo é uma coisa só. A base do Novo Testamento é o Velho Testamento; sem ele, o Novo Testamento seria sem sentido algum. Paulo diz em 2 Timóteo 3:16 que ‘’ Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;’’. Quando escreveu isto, Paulo nem sequer tinha o Novo Testamento para pesquisar e estudar, pois ainda não havia sido escrito. Ele tinha em mente, ao falar isto, os 39 livros do Velho Testamento; todos eles. Como vamos crer que o Velho Testamento não serve mais? Isto é bíblico?
            Veja o que Paulo diz a Timóteo: ‘’ Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. ‘’ (2 Timóteo 3:14-15). Paulo está mandando Timóteo permanecer nas Escrituras, que fazia alusão aos 39 Livros do Velho Testamento. Que coisa! Paulo mandando Timóteo permanecer no Velho Testamento (as Escrituras).
             Quando digo Velho Testamento, não me refiro à velha aliança abolida no sangue de Cristo (2 Co 3:14), mas me refiro às Escrituras Sagradas, que, de maneira nenhuma, foram abolidas por Cristo, pois Cristo mesmo disse que ‘’A Escritura não pode ser anulada.’’ (João 10:35).
              Vamos ver mais. Pedro fala algo muito interessante em 2 Pedro 3:16: ‘’Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os ignorantes e inconstantes distorcem, e igualmente as demais Escrituras, para sua própria perdição.’’. Aqui, falando sobre Paulo, Pedro assemelha os escritos de Paulo, os quais futuramente fizeram parte do cânon do Novo Testamento, com as Escrituras Sagradas (Velho Testamento), colocando em igual valor. Pedro está mostrando que tanto o Velho quanto o Novo estão em vigor.
               Quando Jesus debateu com o Diabo em Mateus 4, nós vemos que constantemente Jesus usou as Escrituras (Velho Testamento) para repreender Satanás. Paulo usou constantemente passagens das Escrituras para passar suas lições (Gálatas 5:21-22; Romanos 7:7; 1 Coríntios 14:21). Pedro também fazia a mesma coisa (1 Pe 2:5; 2 Pe 2:4-6). Em Atos 17:11 vemos que as pessoas a quem Paulo pregava o Evangelho iam nas Escrituras Sagradas para verem se a pregação de Paulo era mesmo verdadeira. Ora, se Paulo pregasse contra o Velho Testamento, não tem sentido aquele povo ter ido justamente ao Velho Testamento para saber se Paulo pregava ou não a verdade.
              Muitas pessoas sinceras dizem que para algo do Velho Testamento precisar ser cumprido ou obedecido deve estar repetido no Novo Testamento. Mas eu tenho uma pergunta a estas pessoas: Onde está no escrito isto no Novo Testamento? Posso ou não usar do mesmo veneno? Acho que sim! Se Paulo diz que toda a Escritura é válida (2 Tm 3:16) e também disse para Timóteo permanecer nas Escrituras (v 15), como posso crer nesta teologia falsa de que precisa estar tudo repetido no Novo Testamento? Para Deus tudo é uma coisa só. Isaias é claro ao profetizar: ‘’ Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. ‘’ (Isaías 40:8).
            Jesus diz em Mateus 5:17 que veio cumprir a lei e aos profetas (era assim que os judeus costumavam chamar as Escrituras), a palavra cumprir no grego é pleroo, que significa ‘’encher’’, ‘’dar sentido’’, ‘’completar’’; ou seja, Jesus veio, não abolir, mas dar o sentido completo das Escrituras (Velho Testamento).
            Mediante a tudo isto que você leu e aprendeu, você precisa tomar uma posição. Eu poderia escrever muito mais, mas se a verdade não te tocar, com certeza não vão ser mil palavras que farão isto. Você tem dúvidas ainda? Clique Aqui e tire-as. Não creia nesta falsa teologia, Cristo não aboliu o Velho Testamento (as Escrituras). Ele aboliu sim, a velha aliança, que constava em sangue de cordeiros, sacrifícios de animais e cerimônias, mas as Escrituras não foram abolidas por Cristo, ele deu sentido completo a elas.
              
             
Saiba mais sobre este tema Aqui.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário