3 de abr. de 2013

''Desafios aos Guardadores do Sabbath (Sábado)''

             Este é o titulo de um estudo que eu li este semana do pastor Humberto Fontes sobre a guarda do Sábado. O pastor aborda algumas coisas e tenta, na sua teologia, explicar a não necessidade da guarda do sábado bíblico. (Clique Aqui e leia o estudo)

                 O pastor Humberto Fontes começa seu estudo dizendo que tais argumentações propostas por ele, nunca teriam sido desmerecidas por nenhum guardador do Sábado; não sei se ele realmente já se deparou com algum, mas sinceramente o mostrar quem sabe mais não é o motivo deste estudo e sim esclarecer uma verdade bíblica.

1° Para começar, o pastor faz questão de lembrar que a Igreja cristã não deve ser comparada ou igualada ao povo de Israel, pois estes não teriam qualquer ligação espiritual. Ele inicia esta argumentação para mais tarde mostrar que o Sábado era apenas para os israelitas e não para os cristãos; sendo assim, o textos como Ezequiel 20:12 ou Êxodo 31:16 não podem ser transferidos espiritualmente para a Igreja. Incrível como possa parecer, é completamente contrário ao que a Bíblia prega justamente sobre este assunto; pois em Gálatas 6:16 Paulo diz: ''E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.'' Aqui Paulo chama todos os servos de Cristo (veja no verso 15) de Israel de Deus. O próprio Paulo afirma em Gálatas 3:29 que todos os que têm fé em Cristo também são descendentes de Abraão. Então eu lhe pergunto: Como não posso espiritualizar Israel e a Igreja? A Bíblia, em nenhum momento apoia a separação de Israel e a Igreja como corpos espirituais; de fato a Igreja é continuação de Israel; das promessas (2 Coríntios 1:20; Gálatas 3:26), da lei (Hebreus 8:10) e principalmente, da salvação (Isaías 65:17; 2 Pedro 3:13).


2° O pastor também insiste na argumentação de Romanos 10:4 onde é dito que o ''fim da lei é Cristo para a justiça daquele que crê''. O que o pastor pode não saber é que a palavra grega para ''fim'' é 'télos', que pode significar na própria Bíblia ''intuito, finalidade, razão'' (Veja 1 Pedro 1:9 e 1 Timóteo 1:5). Note que em 1 Pedro 1:9, Pedro não está dizendo que a fé tem que acabar para que possamos ser salvos e sim que o resultado da fé, a finalidade da fé é a salvação da alma. Ou seja, de maneira nenhuma a morte de Cristo é o final da lei, pois se fosse possível mudar os punhos morais da lei de Deus, não seria necessário Cristo morrer para nossa salvação; era só Deus anular a lei e todos seriamos salvos, pois sem lei não há pecado (transgressão da lei) (Romanos 4:15), visto que pecar é transgredir a lei de Deus (1 João 3:4). (Clique Aqui e saiba mais.)


3° O pastor tira completamente Colossenses 2:14 do contexto pra justificar sua teologia errada. O ''escrito de dívida'' mencionado por Paulo, não é a lei, como afirma o pastor; a palavra grega é ''cheirografôn'', que era um papel de garantia de que um devedor tinha uma dívida para com o cobrador. Ou seja, este ''cheirografôn'' era o papel onde comprovava que todos nós, os seres humanos, tínhamos uma dívida para com Deus, a dívida do pecado, dívida esta que Cristo pagou na cruz. Não a lei, e sim a dívida do pecado. A lei continua na nova aliança no sangue de Cristo (Hebreus 8:10)


4° Em relação a Colossenses 2:16, eu disponibilizo a resposta AQUI.

5° A tradicional argumentação de que o Sábado foi apenas para o Povo de Israel não poderia faltar. O pastor Humberto Fontes também faz uso dela. A bíblia afirma em Gênesis 2:1-3 que no final da criação, Deus, o próprio Deus abençoou e santificou o Sétimo dia. A palavra santificar significa separar ou consagrar. Deus separou o Sétimo dia para uso santo. Isto foi ratificado em Êxodo 20:8-11 nos 10 Mandamentos que devem ser obedecidos por todos os homens (Eclesiastes 12:13). Não havia judeus, gregos, gentios, bárbaros, brasileiros na criação; apenas Adão e Eva, nossos pais, então como o Sábado pode ser só dos judeus se eles ainda nem existiam? Jesus confirma em Marcos 2:27 que o Sábado foi feito por causa do homem, logicamente, na Criação. A justificativa que Deus dá para a guarda do Sábado é a criação (Ex 20:11; 31:17). Em Isaías 56:1-6, Deus convida os gentios (não-judeus) para serem seus servos, o amando e guardando o seu santo dia. Não, não posso crer que o Sábado era só do judeu. (Clique Aqui e saiba mais).


Considerações Finais: Textos como Romanos 3:31 onde Paulo é claríssimo dizendo que a fé não anula a lei e sim a confirma; ou Tiago 2:10 onde Tiago diz que quem quebra um dos mandamentos, quebra todos. Textos como Romanos 7:12-16, onde Paulo chama a lei de santa, justa e boa; ou até mesmo Apocalipse 14:12, onde no tempo do fim, o remanescente de Deus será conhecido por manter a fé em Cristo e guardar os mandamentos de Deus. Como a lei acabou se em Gálatas 6:2 Paulo evidencia que os 10 Mandamentos devem ser obedecidos? Como a lei acabou se o pecado é a transgressão da lei (1 João 3:4)? O pecado também acabou como afirmam alguns? Pense nisso! Eu poderia dar muitas outras argumentações, mais creio que estas sejam suficientes. Graça e muita paz.


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