7 de dez. de 2013

Jesus enfraqueceu a importância do 4° Mandamento?




Preciso começar dizendo que Jesus nunca foi contra o Sábado, ele era contra a forma como os fariseus interpretavam o mandamento do Sábado e isso é claro em Lucas 13:14-17. Os fariseus e líderes judeus criaram milhares de leis em cima do Sábado para oprimir o povo colocando fardos sobre ele. Jesus mostrou a forma correta de se guardar o Sábado.Nos seus embates com os fariseus, Jesus deu afirmações que confundem a mente de pessoas sinceras nos dias de hoje, neste estudo, vou tratar alguns deles aqui.

1>  Mateus 12:1-13 (Jesus, o Senhor do Sábado)

Nesta passagem, Jesus está sendo criticado por permitir que seus discípulos colhessem espigas para se alimentarem num dia de Sábado e por curar um homem. Jesus defende seus discípulos usando passagens das escrituras para respaldarem suas atitudes. Ele cita que Davi, quando estava com fome, comeu de pães sagrados que eram proibidos; e Deus não o castigou; e Jesus também lembra que os sacerdotes trabalham aos Sábados e ficam sem culpa. Por mais incrível que possa parecer, Jesus, nem de longe, está enfraquecendo o Sábado aqui, por alguns motivos.

° Jesus usou as Escrituras para apoiarem as atitudes dos discípulos; ou seja, se fosse quebra de um mandamento Jesus jamais usaria as Escrituras para se defender; se Jesus, neste momento, estivesse abolindo algo antes escrito, ele estaria se condenando ao invés de se defendendo, pois as Escrituras (que ele usou) foram escritas em um tempo em que se guardava o Sábado; ou seja, se ele quisesse enfraquecer o Sábado aqui, ele não usaria as Escrituras, ele simplesmente usaria a sua autoridade de Filho de Deus e aboliria o Sábado naquele momento; mas não, ele usou as Escrituras para mostrar que o que eles faziam não era errado.

° Jesus lembra que Davi, em necessidade, comeu de pães proibidos e ficou sem culpa; Jesus quis dizer com isso que as necessidades fisiológicas do ser humano não são menores do que o Sábado.

° Jesus lembra que os sacerdotes, no serviço do templo, trabalham aos sábados e ficam sem culpa. Jesus quis dizer com isso, que o Sábado não é maior do que o trabalho na Casa de Deus. Se os sacerdotes não trabalhassem aos Sábados (na Casa de Deus), aos Sábados não haveria o perdão dos pecados, que era (além do arrependimento do pecador e da graça de Deus) através de sacrifícios ministrados pelos sacerdotes (Levítico 14:19). Já pensou se isso não ocorresse aos Sábados?

° Ao curar um homem, Jesus também foi criticado, e ele se defende dizendo que aos Sábados, é lícito fazer o bem (v 12). Mediante as acusações de quebrar o Sábado, Jesus se defende dizendo que o que ele fazia não era ilícito fazer aos Sábados, pois ele estava fazendo um bem ao próximo. Consequentemente, se há algo lícito aos Sábados, é por que há algo ilícito, certo? Isso é enfraquecer ou fortalecer a importância do Sábado?

Concluo então que esta passagem, nem de longe, enfraquece o mandamento do Sábado. Pois a intenção de Jesus foi mostrar que a fome e a necessidade de saúde do ser humano são mais importantes do que o mandamento do Sábado, porém, em nenhum momento Jesus aboliu o Sábado, apenas mostrou a verdadeira forma de se guardar um mandamento que não visava ''aprisionar'' ninguém, e sim dar prazer e gozo (Isaías 58:13). O leitor sincero da Bíblia não vai se manter cego.

2 > João 5:17-18 (Meu Pai trabalha até hoje, eu também trabalho)

Nesta passagem, Jesus é criticado por curar e evangelizar os necessitados aos Sábados. Ele responde: ''meu Pai trabalha até hoje, então eu também trabalho.'' Fico me perguntando como as pessoas arrumam tanta imaginação para colocar na boca de Jesus o que ele não quis, nem de longe, dizer. Vamos entender.

° Todo o texto, precisa do contexto, isso é um princípio de interpretação bíblica. Quando Jesus fala a famosa frase ''meu Pai trabalha até hoje..'', o contexto aqui é o trabalho missionário e cristão, de curar os necessitados e pregar o evangelho, nada diferente do ordenado em Mateus 28:19-20 e não o trabalho secular. Onde o Sábado é enfraquecido aqui? Hebreus 4:3 lembra que o trabalho da criação de Deus acabou no sexto dia e Ele descansou no Sétimo, e também lembra que todas as obras foram terminadas. Deus não trabalha mais neste sentido, pois a Criação já está toda pronta e acabada; porém, no sentido de manter o mundo espiritual, Deus trabalha incessantemente pela nossa salvação e Jesus seguiu o exemplo do Pai, por isso ele disse: ''meu Pai trabalha até hoje e eu também trabalho''. Lembre-se, o texto precisa do contexto.

° No verso 18, o que o apóstolo João estava dizendo é que os fariseus queriam matar a Jesus por que ele ''quebrava'' o Sábado que os fariseus ''inventaram'' e colocaram sobre as costas do povo, fazendo milhares de proibições humanas que não vinham de Deus, e não o Sábado de Deus, pois se ele quebrasse o Sábado de Deus, seria pecado (Exodo 20:8-11), e ele jamais pecou (Hebreus 4:15).
Concluo que esta passagem, quando analisada com responsabilidade não enfraquece o mandamento do Sábado de forma alguma.

3 > Lucas 13:12-17

Aqui, Jesus é criticado por curar uma mulher num dia de Sábado; um líder da sinagoga o repreende, a ele e a seus seguidores dizendo que não fossem para serem curados no dia de Sábado. Vamos ver se ele enfraquece o não o Sábado aqui.

° Jesus repreende o líder da sinagoga dizendo que não era incoveniente, no Sábado, salvar alguém da prisão de Satanás (v 16). Onde Jesus enfraquece o mandamento do Sábado aqui? Não consigo ver.

Concluo tudo dizendo que se Jesus quisesse enfraquecer o Sábado, alguns versículos como Mateus 24:20 ou João 15:10 não existiriam na Bíblia. Eu, aqui, quero te sensibilizar para um estudo mais aprofundado das Escrituras e para não aceitar aquilo que você ''escuta'', mas aquilo que você lê (Isaías 8:19-20).










4 comentários:

  1. Pergunta 1:
    Uma vez que o trabalho dos sacerdotes era permitido aos Sábados por ser "necessário" (não haveria o perdão dos pecados), na nova aliança em que vivemos, é lícito os pastores (uma espécie de nova geração dos levitas) trabalhar aos sábados, uma vez que nossos pecados não precisam mais ser perdoados através dos trabalhos deles, e considerando q o dia de folga dos pastores é segunda e eles trabalham de terça a domingo?

    ResponderExcluir
  2. Pergunta 2: Partindo do princípio exposto logo no primeiro parágrafo, que uma vez e confessando que o Sábado deve ser guardado, o que podemos discutir, e repensar, como Jesus, é COMO ele deve ser guardado, o que, em tempos atuais, pode ser considerado lícito ou não, e como podemos definir de forma prática essas duas listas?

    ResponderExcluir
  3. Pregar a palavra de Deus não é pecado, seja dia de semana ou no sábado, a mesma coisa é fazer o bem aos sábados. Jesus responde em Mateus 12:12 “é lícito fazer o bem no dia de sábado”. O trabalho do pastor é evangelizar e mostrar Cristo, como único Salvador, e isto não é pecado. Seria pecado o pastor fazer algum trabalho secular, tal como todos fazem..

    ResponderExcluir
  4. Devemos evitar no sábado tudo que nos afaste da comunhão e tome o lugar de Deus... Quando colocamos nossos desejos à frente dos desejos de Deus para a nossa vida, aí sim estamos transgredindo a lei

    ResponderExcluir