‘’ Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.’’ (2 Tm 3:16-7)
Quanto já se ouviu sobre o Sábado no Novo Testamento? Muitas denominações eclesiásticas afirmam que pelo fato de não haver ordenança para a guarda do Sábado no Novo Testamento é desnecessária a sua observância. Uns afirmam que a Igreja neo-testamentária não se foca na guarda do Sétimo Dia. Será mesmo? Vemos a ordem para a guarda do Sábado no Novo Testamento? Sim, vemos! Mas não claramente como vemos no Velho. No N.T. vemos, mas de maneira implícita. Antes de nos focarmos no Sábado no Novo Testamento vamos entrar em uma questão de bom senso. Certas ordenanças do Velho Testamento não são vistas no Novo Testamento. Será isso carta branca para que possamos praticá-las? Por exemplo, a ordem para não dizer o nome do Senhor Deus em vão não se encontra no Novo Testamento, mas encontramos no Velho (Ex 20:7), bem como a proibição do casamento entre irmãos (Lv 18:9). Semelhantemente não encontramos, claramente, a proibição de ter ralações sexuais com animais (Ex 22:19; Dt 27:21), da mesma sorte não encontramos a ordenança do Dízimo, claramente para os gentios no Novo Testamento. Estas entre outras ordenanças não são encontradas no Novo Testamento, mas será isso permissão para fazermos o que quisermos? Claro que não! A resposta está na própria Bíblia. Em 2 Tm 3:16-17, Paulo mostra qual é uma das melhores maneiras para o servo de Deus ser perfeito,a saber, o aprendizado das Escrituras. O mais leigo dos leitores bíblicos vai entender que o termo Escrituras faz alusão ao Velho Testamento, mas na época de Paulo não havia ainda a separação de Velho e Novo Testamento, de fato o Novo Testamento nem fora escrito totalmente ainda. Paulo está dizendo que o Velho Testamento que conhecemos hoje é proveitoso para ensinar e tornar o servo de Deus perfeito. Vemos nos versículos 14 e 15 do mesmo texto o seguinte conselho de Paulo: ’’ Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste [...], e que desde a tua meninice conheces as Sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.’ ’
Paulo aconselha Timóteo a permanecer nas Escrituras, isto é, nos ensinamentos do Velho Testamento. Nisto podemos ver a proibição do casamento entre irmãos, de falar o nome de Deus em vão, a ordenança do Dízimo e a guarda do Sábado, entre dezenas de coisas. Aquele que diz viver apenas o Novo Testamento e considera ordenanças que não estão no N.T pecado, é hipócrita!
Agora para voltar ao Sábado no Novo Testamento, antes precisamos entender umas coisas. Quando Deus deu a Lei a Moises, Ele ordenou a Moises que escrevesse tudo em um livro e entregou a Moises duas tábuas de pedra que continham os 10 Mandamentos do Senhor escritos pelo dedo do próprio Deus (Ex 31:18; 32:16). Focando-se nos mandamentos escritos pelo dedo de Deus e colocados dentro da Arca, podemos entender a importância que Deus deu a estas Dez Palavras. Quando entendemos quais são os mandamentos de Deus e a importância que Deus sempre deu a eles, o que pensamos quando vemos no Novo Testamento estas seguintes passagens?
1 Jo 5:3 ‘’Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.‘’
1 Jo 2:3 ‘’E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.’’
1 Jo 5:2 ‘’ Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.’’
1 Co 7:19 ‘’A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus. ‘’
1 Jo 3:22 ‘’E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.’’
1 Jo 3:22 ‘’E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.’’
1 Jo 2:4 ‘’ Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.’’
A Bíblia é clara ao se tratar dos Mandamentos de Deus. Todos eles devem ser observados. Era assim no Velho Testamento e é assim no Novo Testamento. Há também um aspecto muito importante a se tratar em relação ao Sábado no N.T. Os primeiros anos do cristianismo, relatados pela Bíblia, parecem ser, de certa forma, ligados ao Sábado. ( Lc 23:56 ; At 13:42-44 ; At 16:13 ; At 18:2-4 ) Tanto judeus como gentios se reuniam aos sábados para os serviços religiosos. Ao lermos isto, será que não poderíamos entender que a guarda do Sábado era presente no primeiro século da era cristã? Responda isso no seu coração!
Ao falarmos sobre o Sábado no Novo Testamento, sempre chegaremos a seguinte pergunta: ‘’Se o cristão hoje deve observar o Sábado, por que não é encontrada esta mesma ordenança nas cartas, por exemplo?’’ O primeiro ponto é que para Deus não há esta diferença entre Velho Testamento (Escrituras hebraicas) e Novo Testamento (Escrituras gregas), foi uma separação feita pelo homem para que pudéssemos entender quais livros foram escritos antes e quais foram escritos depois de Cristo. A Bíblia é e sempre será uma só (2 Tm 3:16). O segundo ponto é que os ensinamentos bem como a pregação do evangelho não se davam apenas por uso de cartas. Eram transmitidos nas casas e nos templos pela boca dos servos de Deus (At 5:42). As cartas em si foram enviadas para tratar de assuntos,questionamentos e adversidades que se levantaram sobre as congregações eclesiásticas.
Nunca foi plano dos Apóstolos basearem todo o Evangelho de Cristo apenas nas cartas. Então por este motivo, muitas das doutrinas do Velho Testamento não são encontradas nas Cartas do Novo Testamento. Mas nem por isso as Escrituras são inúteis. Pelo contrário, sãoproveitosas para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2 Tm 3:16-17) O Apóstolo Paulo aconselha a Timóteo a permanecer naquilo que ele(Timóteo) conhecia desde criança,isto é, nas Sagras Escrituras.(2 Tm 3:14-15) Ou seja, as Escrituras Sagradas, que como sabemos que representa o Velho Testamento que conhecemos hoje, são úteis, instruem em justiça e fazem o servo de Deus sábio para salvação. Esta é a importância das Escrituras para o cristão. E que importância deveria ter o Sábado para o cristão? Bem, Deus santificou e abençoou o dia de Sábado (Gn 2:2-3; Ex 20:11). Será que o dia deixou de ser santo? Se de fato deixou, por que deixou? A Bíblia fala algo sobre a ‘’dessantificação’’ do Sábado? Note que o meu assunto em questão não é qual povo deveria guardar o Sábado ou não ou em qual época, o assunto em questão é do dia em si, que em si é santo por vontade divina na criação. Logo, se Gênesis fala que o Sábado (Sétimo Dia) é santo, e a Bíblia, posteriormente não fala que o Sábado perderia a sua santidade, mas só confirma, por que ele não seria mais digno de honra como Deus disse que era? (Is 58:13)
Da santidade do Sábado na criação, surgiu a ordem para santificá-lo e não da ordem para santificá-lo surgiu a santidade do Sábado. Ou seja, ele não é santo por que Deus mandou santifica-lo, Deus mandou santifica-lo por ele é santo. E isto foi ensinado aos cristãos mesmo não havendo este ensinamento nas cartas, pois já expliquei o porquê de tantas doutrinas não estarem nas cartas.
Um detalhe muito importante é o aviso de Jesus que se encontra em Mt 24:20; Jesus disse: ‘’ Orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; ’’. Jesus está tratando da destruição de Jerusalém por Tito de Roma, efetuada 40 anos depois desta frase que ele pronunciou, isto é, no ano 70 d.C. Seria muito perigoso ter que fugir em um dia de Sábado, pois eles precisariam de mantimentos ‘’não planejados’’ já que a destruição viria de surpresa, e não poderiam comprar por que no Sábado não poderiam fazer nenhum tipo de negócio ou obtenção de trabalho servil, e/ou por que seria muito mais fácil serem destruídos, pois estariam reunidos todos em um mesmo lugar e indefesos. Porém se os judeus são justificados da mesma maneira que os gentios, sendo que é dito (erroneamente) que os gentios não precisam guardar o Sábado, logo os judeus também não, pois Pedro é claro ao dizer ‘’Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles (os gentios) também. ’’¹ Não entendo, então, por que este alerta de Jesus sendo que só ocorreria cerca de 40 anos depois da sua morte, ou seja, muitos apóstolos já estariam mortos e a justiça de Deus pela fé, já estaria muito bem pregada pelo mundo e os judeus já saberiam que não precisariam guardar o Sábado. A não ser que seja provado que eram pregados dois evangelhos diferentes, um para o judeu e outro para o gentio, e dois planos de salvação diferentes, um para o judeu e outro para o gentio, sendo que em um evangelho havendo a guarda do Sábado e no outro não; fica claro então que o Novo Testamento defende o Sábado para todos. É claro que não existem dois evangelhos diferentes, uma para judeu e outro para gentio. Deus é o mesmo Deus de todos. Então se Jesus disse que os judeus continuariam a guardar o Sábado 40 anos depois de sua morte, é por que os gentios também devem guardar dois mil anos depois de sua morte, caso contrário seria o mesmo que pregar que Deus é Deus de discriminação, que prega um evangelho para um povo e outro evangelho para outro.
O Apóstolo Tiago diz que aquele que tropeça em um ponto da Lei, torna-se culpado de quebrar todos. Ai você se pergunta: ‘’Qual lei?’’ Bom. Vamos entrar agora em um pequeno estudo sobre as referências de Lei no Novo Testamento.
- Lei no Novo Testamento.
Muitas vezes vemos no Novo Testamento referências sobre Lei. O comum é se entender que Lei sempre deve ser interpretada como um todo. Mas é algo errado. A lei é sim um todo, mas nem sempre pode ser interpretada como se ela toda fosse o assunto em questão em determinados versículos. Não entendeu? Vamos lá! Na carta de Paulo aos romanos, vemos uma citação sobre lei, vejamos.
Rm 7:7 ‘’Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. ’’
Aqui, claramente Paulo chama um item dos 10 Mandamentos de Lei, a saber, o 10° mandamento. Vamos ver mais! Na carta de Paulo aos Gálatas, vemos outra citação sobre a lei, mas desta vez é diferente:
Gl 4:21-22 ‘’Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?
Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. ‘’
Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. ‘’
Aqui Paulo claramente chama o Livro de Gênesis de Lei, embora o Livro de Gênesis não contenha, tecnicamente, o Sistema de Legislação instituído por Deus, e a história de Abraão se encontra no Livro de Gênesis. Mas vamos ver mais. Continuando na carta aos Gálatas, vamos ver mais citação de lei.
Gl 6:2 ‘’ Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
Aqui, Paulo chama os ensinamentos do nosso Senhor Jesus Cristo de lei. Não se referindo a qualquer sistema de legislação que Jesus tenha instituído, mas sim aos ensinamentos do mesmo. Na carta de Paulo aos coríntios, vemos outra citação sobre Lei, vejamos:
1 Co 14:21‘’Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo’’
Paulo faz uma referência ao Livro de Isaias ( C 28;v 11), chamando tal Livro de lei. Embora Isaias nem constitua o Pentateuco (Os 5 Livros de Moises. Gênesis - Deuteronômio). Entendeu agora? Nem sempre que o Novo Testamento fala de Lei, se refere a Lei como um todo, embora a Lei em si seja uma totalidade. Mas às vezes pode significar apenas os 10 Mandamentos, bem como pode significar o Velho Testamento (As Escrituras), bem como ensinamentos elevados a status de lei, ou seja, ensinamentos elevados a tal importância que podem ser considerados ‘’lei’’. Ou seja, precisamos do contexto para saber o que ‘’Lei’’ irá significar. Visto isso, voltemos a Tiago. Na sua única carta,vemos no capítulo 2 versos 10 e 11 o seguinte :
‘’Pois quem guardar os preceitos da lei, mas faltar em um só ponto tornar-se-á culpado de toda ela.Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, disse também: Não matarás. Se, pois, matares, embora não tenhas cometido adultério, tornas-te transgressor da lei. ’’
Lembrando sempre que precisamos do contexto para entender a que o escritor se refere quando diz Lei, podemos ver claramente que Tiago está se referindo aos 10 Mandamentos. Pois não matar e não adulterar são itens do Decálogo (Os 10 Mandamentos). Podemos entender Tiago dizendo assim: ‘’Aquele que quebra um dos mandamentos torna-se culpado de quebrar todos. ’’ É ou não é para guardar o 4° mandamento? Tiago mostra que se você não trai a sua esposa ou o seu marido, mas não guarda o Sábado, é como se traísse o seu cônjuge. Se você não adora ídolos, mas adultera, é como se você tivesse outros deuses perante o Senhor. A Bíblia é clara! Quem quebra um quebra todos. Será que a humanidade está perdida então? Vamos estudar sobre isso em outro tópico. (Fé, graça e Lei)
¹ Atos 15:11
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