18 de set. de 2012

Verdade e Liberdade



''E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. '' (Jo 8:32)

                      Às vezes passamos por este versículo da Bíblia e não paramos para pensar na importância da liberdade. Mas como conseguir a liberdade? Conhecendo a verdade! Sem a verdade somos simples reféns dos enganos do coração e da mente. Isso me faz lembrar de algo que ouvi quando era criança enquanto freqüentava uma reunião na igreja Batista da qual eu era membro; ouvi que quando o elefante é acostumado desde filhote às algemas e correntes pesadas e duras demais para ele quebrar enquanto o seu corpo é pequeno, ele cresce e vive o resto de sua vida pensando que não é capaz de quebrar as algemas pesadas e duras, mesmo tendo muito mas  força do que as algemas e das correntes quando adulto. O já adulto elefante pode quebrar as algemas, mas ele não sabe disto. Se um dia fosse possível alguém contar-lhe a verdade, ou se o seu dono de alguma maneira ensinar-lhe que ele pode se libertar, ele com certeza se soltaria das correntes e correria para a liberdade. É isto o que acontece nos nossos dias. Mentes presas a pensamentos e ensinamentos desde a infância ou até mesmo a partir do momento em que receberam tais ensinamentos, em sua juventude ou no enfado da vida. Não conseguem se libertar das correntes que os prendem, algumas por que nem sabem que podem se libertar, pois nem sabem que estão presas, algumas por que ignoram, outras por que rejeitam.
                     O Senhor Deus tem um meio pelo qual pode abrir os olhos da humanidade, que é a sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Mas o Inimigo de nossas almas tenta cegar os olhos dos que almejam liberdade, conhecimento e entendimento. Deus quer mostrar ao ser humano que ele pode se libertar, basta conhecer a verdade e ela o libertará.


‘’Meu povo foi destruído por que lhe faltou conhecimento. ’’ (Os 4:6)

                    A verdade avulsa e solitária é incapaz de libertar. É como aves que voam tão alto e tão longe que se tornam incapazes de serem vistas, e em nada podem agradar aos olhos do atento observador, pois não podem ser visualizadas. Do mesmo jeito a verdade solitária de nada serve se não for acompanhada do conhecimento. O conhecimento dá testemunho da verdade, sem ele, a verdade é inútil. É como se a verdade fosse um lindo lago com águas puras e cristalinas, e o conhecimento fosse uma placa dizendo: ‘’É permitido nadar. ’’. Repare que o versículo tão famoso já citado começa com ‘’[...] conhecereis a verdade’’, ou seja, para que a verdade possa libertar, é preciso conhecê-la. A verdade está na Bíblia Sagrada que vamos estudar e, com toda intrepidez, desafia-la e confronta-la.


‘’ Errais, não entendendo as Escrituras [...]’' (Mc 12:24)

               O erro e o mal procedimento nem sempre estão ligados à rebeldia. Em alguns casos são causados por falta de entendimento da Palavra de Deus.
               Há, em todo meio religioso pessoas sinceras no que fazem, com o coração concentrado naquilo em que vivem e onde colocam suas vidas, mas enganoso é o coração do homem. A paz, a tranqüilidade e a confiança que surgem ao viver sinceramente aquilo que se aprendeu, nem sempre são resultado da aprovação de Deus ou da alegria de Deus para com o servo. O nosso coração nos insiste dizendo que podemos nos realizar seja lá qual for o modo como vivemos, inclusive na aparente ‘’verdade’’ sobre Deus. Ao ser confrontado com as Escrituras, seu coração, leitor, será desafiado, em alguns momentos ele ira tremer, em outros ficará ansioso, em outros, ficará preocupado e se Deus quiser, e ele quer, seu coração será confortado e renovado pelo conhecimento e o entendimento da Palavra da Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário